La Brancaleone

jordana leite, 1 de outubro de 2018

O grupo acadêmico La Brancaleone propõe um espaço de discussões sobre a carreira médica dentro de uma das faculdades mais emblemáticas e tradicionais da Argentina, a Universidad de Buenos Aires, debatendo sobre temas polêmicos e constantes na vida profissional pouco abordadas nos livros – como a morte e a dor –além de uma constante iniciativa a vida política e cultural.

Inspirados no filme italiano L’ Armata Brancaleone (dirigido por Mario Monicelli, 1966), a complexidade de atuação do grupo demandava uma simbologia própria e que abordasse cada campo atuado.

São organizados manifestações políticas, grupos de debate, palestras, encontros musicais e de cinema, propostas de literatura e semestralmente uma publicação com os textos e artes referentes ao tema escolhido.

Nosso trabalho para com o grupo foi o de criar uma marca que os abrangesse por completo, além de re-diagramar o segundo volume da publicação.

La Brancaleone, versões do logo

Versões para o logo de La Brancaleone

Do filme de inspiração, surge o símbolo do leão – resignificando a força e soberania. Em seguida, vêm os símbolos da rosa – também há delicadeza na luta – do livro aberto – o conhecimento à todos – e da espada atada por tiras de tecido – que representam a luta conduzida por todos. Nossa principal guia de criação foram os vitrais art nouveau redondos e que transmitiam a idéia do transpassar luz, dessa forma, foram elaborados três logos possíveis e que se poderiam se alternar de acordo com o seu uso.

As quatro cores base dão maior ênfase a cada logo, também gerando a possibilidade de união entre essas cores para assimilar a complexidade e integridade do grupo.

As duas fontes elegidas são de serifas modernas, retomando a inspiração art nouveau e possibilitando uma leitura mais limpa às publicações.

Nossa proposta de diagramação foi feita usando o editorial da segunda publicação, lançada no segundo semestre de 2016. Queríamos nos apoderar do texto para experimentar as possibilidades do impresso. Apostamos na combinação das cores laranja, creme (típico do papel tipo polén) e roxo, colocando extremos contrastes, porém sempre considerando o tipo de impressão offset duotone.

La Brancaleone, editorial

La Brancaleone, editorial

La Brancaleone, editorial

Gostou? Compartilhe!

Categorias: Projeto editorial

Tags: , ,

Quer saber as mais novas peripécias do mundo da lua?
Entre com o seu e-mail aqui embaixo que vamos lhe enviar as novidades do site.
E não se preocupe, também não gostamos de spam.

Ideia brilhante

Tem uma idéia brilhante?
Compartilha com a gente que fazemos seus projetos se tornarem realidade como em um passe de mágica!
Envie a sua inspiração pelo formulário abaixo e te responderemos em breve e com muito amor.

Ficou com alguma dúvida sobre como trabalhamos, os planetas visitados ou como nossos mágicos se inspiram?
Criamos um artigo especial mostrando nosso processo de criação.

o passo-a-passo da criação
Arquivo estrelar

Temos um conteúdo exclusico sobre empreendedorismo e design!
Confira abaixo as principais categorias do Arquivo Estrelar.