Você sabe o que é identidade visual?

jordana leite, 27 de outubro de 2018

Há muita mística sobre a importância da identidade visual para as empresas e aposto que você já se perguntou o que é, como ela funciona e principalmente “como posso ter uma, por favor?”. Foi pensando nessas dúvidas que criamos esse artigo com todo o Bê-A-Bá da identidade visual para impulsionar sua empresa e conquistar seus sonhos.

Como está implicito, identidade é o “conjunto das qualidades e das características particulares que torna possível a identificação ou reconhecimento daquilo observado”.

Da mesma maneira que podemos reconhecer uma pessoa pelos seus trejeitos, voz, aparência e gostos, o podemos fazer com empresas e marcas. E há muitos exemplos clássicos desse reconhecimento instantâneo, é só pensar nas grandes empresas e em como elas apostam em certos elementos para seu público alvo lembrar delas. A Coca-cola com a cor vermelha ou a Google com sua índole mais dinâmica e divertida são apenas exemplos de como algumas características podem impactar e modificar a experiência de utilizar e comprar produtos ou serviços.

E é pela identidade visual que essas empresas transmitem seus valores, demarcam suas missões e engajam tanto seus clientes como açúcar engaja a criançada. Ou seja, a identidade visual é a essência do seu negócio. Parece muito? E é mesmo! Tudo que diz respeito a sua empresa, suas convicções, seus produtos, sua abordagem com o público, é pautada pela identidade visual que você elegeu. E olha que é sempre importante vestir a camisa do time e mergulhar fundo nos símbolos e características escolhidos para seu sucesso ser alcançado!

Ixe, é muita coisa, né? Mas segura sua ansiedade que vamos deixar tudo bem mastigadinho para você saber como escolher e interagir com sua marca sem afogar nenhuma mágoa.

O que é que é marca, símbolo e logotipo?

A confusão mais comum do mundo da identidade visual é o de colocar nome aos bois e saber qual a diferença entre esses camaradas aí. Por trabalharemos praticamente de mãos dadas com a identidade de uma empresa, acabam sendo os elementos mais importantes e aqueles que vão primeiramente necessitar de uma atenção especial. Eles são os carros chefe, sabe? Aqueles que dizem que sua empresa é de fato a sua empresa.

Tour F, explicação de marca, logotipo e símbolo
Tour F Buenos Aires e uma explicação visual de marca, símbolo e logotipo. Quer ver o projeto? Clique na imagem!

Marca é a união do símbolo e do logotipo que configuram a sua identidade visual. Derivada do inglês, “logo“, ela gera confusões pelo uso dos dois termos ou pela forma abrasileirada “logomarca“. Já o símbolo é o elemento visual principal, é aquele que muita gente confunde e chama de “logo“. Agora o logotipo é o “tipo“, ou seja, a forma gráfica da marca, ou simplesmente o nome da sua empresa escrito. Há marcas que são compostas somente pelo logotipo, como o caso da Google, mas não é aconselhável ter uma marca somente com o símbolo, pois, enfim, precisamos ler o nome da empresa, não é mesmo?

Agora quando vamos assinar uma arte, produto ou papelaria institucional podemos escolher qual elemento utilizar: se é a marca, o símbolo ou o logotipo.

ASSÁ Cosméticos
A marca criada por nós para a ASSÁ Cosmético é formada somente pelo logotipo, utilizamos a fonte padrão estilizada para remeter aos ideais dos cosméticos veganos.

Os outros elementos visuais

Mesmo extremamente importante, a marca não é a única que integra a sua identidade visual. Outras características devem ser escolhidas para trabalharem juntas e criar um pacote harmônico. Tais elementos são cores, ícones, o uso de fotografias, a tipografia principal e a secundária, além da persona que encarna no modo de se relacionar com seus clientes. Esses elementos servem para fixar o pacote visual criado e se conectar com o público alvo.

Por exemplo, como a Tour F Buenos Aires trabalha com o dinamismo de uma agência de turismo na capital argentina, a marca precisava se conectar com o público jovem que anseia por conhecer locais e culturas diferentes, assim, o uso de fotografia na papelaria e no site institucional foi fundamental. Escolhemos também um cor que traz esse dinamismo com uma certa misticidade, o roxo, que ganhou muita força em conjunto com um tipografia arredondada e moderna.

Tour F peças gráficasPapelaria da Tour F Buenos Aires: cartão de visitas e flyer com os principais passeios oferecidos pela agência.

Por outro lado, como a produtora independente Dona Zeza Filmes queria abordar o cinema com uma certa ousadia, criamos uma marca de símbolo trabalhado, uma caricatura da Dona Zeza, e apostamos no preto para sustentar as características dessa personagem. A tipografia destaca o estilo vintage abordado, como se o logotipo fosse escrito em uma máquina de escrever. Tudo de uma maneira bem minimalista!

Dona Zeza Filmes peças gráficas
Papelaria da Dona Zeza Filmes: cartão de visitas e catálogo de um dos documentários produzidos.

Quais caminhos seguir para a glória visual?

Mas essas marcas não chegaram até nós com tudo hiper mastigado e direto ao ponto, não! Em nossa primeira conversa com um cliente há muito o que ser discutido, queremos saber quais caminhos o empreendedor quer seguir e quais as convicções que pretende alcançar. Normalmente há uma ideia muito singela na cabeça sobre qual logo, logotipo, cor ou até símbolo que quer, mas é com muito papo trocado que conseguimos lapidar esse diamante e criar uma identidade visual que traga toda a graça e potencial que almejam. E sempre fazemos umas perguntinhas certeiras para nos guiar nessa peripécia.

Há muitas dicas e truques para guiá-los no caminho da identidade visual e cada um desses elementos serão abordados por nós com muito carinho e determinação para que sua empresa seja um sucesso no ramo que escolheu. Sinta-se livre para comentar e nos enviar dúvidas, estamos aqui para solucioná-las! Ficou com alguma dúvida sobre como trabalhamos, os planetas visitados ou como nossos mágicos se inspiram? Olhe esse artigo aqui.

E lembre-se que para chegar na escolha perfeita dessas características para sua empresa é necessário um estudo mais profundo de auto-conhecimento. Porque afinal de contas o seu sonho empreendedor é uma extensão da sua inspiração como profissional, que por sua vez passa a ser uma extensão da sua própria personalidade. Conhecer os caminhos que deseja para a sua empresa é uma forma de saber os caminhos que escolhe para si mesmo e trabalhar a partir disso é um passo e tanto para alcançar aqueles que aproveitarão os produtos e serviços que você dispõe. Tenha paciência, jovem padawan. A escolha e a conquista de uma marca de sucesso leva tempo e muito suor malhado. O importante é não perder a garra!

Gostou? Compartilhe!

Categorias: Design & Arte, Guia do Empreendedor

Tags: , , , , , , , ,

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jordana Leite

Jordana Leite

Criança arteira e menina de tudo, gosta das artes escultóricas, prosas em fotografia e uma bela montanha, viaja tanto que disse que até já foi para no mundo da lua.

Siga a autora

Veja nossos artigos sobre:

Ideia brilhante

Tem uma idéia brilhante?
Nos envie sua inspiração que te ajudaremos para seu sonho empreendedor se tornar realidade!

faça seu sonho brilhar

Quer saber as mais novas peripécias do mundo da lua?
Entre com o seu e-mail aqui embaixo que vamos lhe enviar as novidades do site.
E não se preocupe, também não gostamos de spam.

Compreendemos suas dúvidas! Fique à vontade para pesquisar em nossa site.

Nossos artigos em destaque:

Persona ou não persona, eis a questão

jordana leite, 16 de dezembro de 2018

As personas nos fazem encarar nossos consumidores como os seres complexos que são, cheios de alegrias e desafios. Saiba sua importância para seu marketing!

Identidade visual para Bonna Dea

As perguntas para uma identidade visual incrível

jordana leite, 15 de novembro de 2018

A cada novo cliente fazemos certas perguntas que nos ajudam a elaborar uma identidade visual incrível. Saiba quais são e como podem impulsionar sua marca!

Identidade visual para Tour F Buenos Aires

Você sabe o que é identidade visual?

jordana leite, 27 de outubro de 2018

Há muita mística sobre a importância da identidade visual para as empresas, mas você sabe sua definição? Conheça o significado e como impulsionar seu sonho!