Projeto Afro

Projeto Afro é uma plataforma afro-brasileira de mapeamento e difusão de artistas negros/as/es. O projeto deseja ampliar e visibilizar a produção artística de autoria negra no Brasil, apresentando sua multiplicidade, seus interrelacionamentos e sua abrangência.

A plataforma, construída inteiramente em WordPress, apresenta seções tais quais Mapa, Artistas, Agenda, Publicações (teses, mestrados e doutorados) e Editorial (entrevistas, curtas, opiniões e reflexões) que abordam e discutem o local do negro nas diversas esferas artísticas e sociais.

A iniciativa, fruto de uma pesquisa de mais de três anos, se entende como um manifesto em defesa da igualdade racial, quando observados os dados sociais que ainda mostram o negro à margem do processo social.

Gente

A plataforma digital de insights Gente, uma conexão Grupo Globo, busca por meio de publicações e estudos mapear e debater o comportamento contemporâneo e os viés da nossa sociedade. Com o intuito de debater as áreas, nomeadas por coleções, do cenário social atual se aproveitando de mídias específicas tais quais vídeo, podcast, estudo, infográfico e textos.

Junto a uma equipe dedicada, criei a arquitetura de informação, estudos de UX e UI para o redesign da plataforma, lançada em março de 2018 e remodelada por nós em novembro de 2019.

Desde outubro de 2018, participo ativamente na diagramação, edição e ilustração das publicações e estudos lançados na plataforma.

La Brancaleone

O grupo acadêmico La Brancaleone propõe um espaço de discussões sobre a carreira médica dentro de uma das faculdades mais emblemáticas e tradicionais da Argentina, a Universidad de Buenos Aires, debatendo sobre temas polêmicos e constantes da vida profissional médica e pouco abordadas nos livros e teoremas – como a morte, a dor e a empatia – além de uma atuação ativa na vida política e cultural do meio acadêmico a qual fazem parte.

Em minha pequena passagem pela capital argentina, conheci o grupo de editores da revista e junto recriamos o texto editorial e introdutório do movimento.

Brasileiros

E se pudéssemos difundir e mapear a cultura e o comportamento das distintas regiões do Brasil, tão vasto e tão pouco conhecido?

Foi com este pensamento – e da inspiração na plataforma Gente – que surgiu a ideia do projeto Brasileiros, uma nova plataforma de estudos e insights do Grupo Globo.

Participei da equipe de criativos para a apresentação do protótipo da plataforma, levando em considerando uma pesquisa detalhada sobre o Estado da Bahia: sua cultura, música, moda, gastronomia, esporte e sociedade.