As perguntas para uma identidade visual incrível

jordana leite, 15 de novembro de 2018

A primeira coisa quando abrimos nossa própria empresa é dar-lhe um nome fabuloso e criar uma marca que represente tudo aquilo que batalhamos por. Mas quando te perguntam quais são as características visuais que compõe o seu sonho empreendedor, a resposta sai com naturalidade ou você gagueja? Ou por um acaso já suou frio quando tentou colocar no papel tudo aquilo que gostaria para a sua empresa brilhar os olhos dos clientes? Somente essas questões já te deixam angustiado(a)? Calma lá! Criamos esse artigo exatamente para dar um empurrãozinho na sua marca.

Ter noção do que significa uma identidade visual e como alcançar todos os símbolos, cores e personas que a representam parecem ser trabalhos para deixar qualquer um louco. Mas precisa ter claro na mente que a sua marca é a essência dos valores da sua empresa, não somente uma figura bonita. Assim, na busca da perfeição visual, há algumas perguntinhas que são como guias para o sucesso. Essas questões fazemos para nossos clientes a fim de compreender melhor o papel e os valores que desejam alcançar como empreendedores.

Quem é você e como a sua empresa te representa?

A mais abrangente de todas, a primeira a ser feita e aquela que causa mais impacto. Somente com a primeira sentença já vejo ansiedade batendo. E pode parecer íntima demais ou ousada demais, porém saber quem é o(a) fundador(a) e como a empresa se desenrola a partir da vida dele(a) é um bom trecho de caminho andado no mundo das identidades visuais. Porque afinal de contas, o seu sonho empreendedor é uma extensão da sua inspiração como profissional, que por sua vez passa a ser uma extensão da sua própria personalidade. Ter uma meta para sua vida empreendedora é ter uma meta para sua marca. Por isso que esta pergunta é deveras importante para os designers conseguirem compreender os rumos que a identidade visual deve seguir.

Tour F Buenos Aires

A francesa e fundadora da Tour F Buenos Aires nos contou sua história de como a capital porteña tinha transformado sua vida. Para nós, saber tim-por-tim sobre a sua mudança de país e a maneira na qual vivenciava seu novo endereço foi fundamental para criar uma marca que a representasse.

Por que sou diferente?

Únicos somos todos. E é tolice tentar ser igual. Perderíamos muito no processo e não aceitaríamos aquilo que nos fortalece e que nos impulsiona. Da mesma maneira, entender quais são as diferenças – e semelhanças, porque sempre há – da sua marca é um grande passo para o auto-conhecimento e sucesso. E não precisam ser características muito ousadas ou extravagantes, podem ser sutilezas que modificam alguma maneira de enxergar o produto ou serviço que sua empresa dispõe. Talvez alguma facilidade da entrega? Um atendimento especial? Qualquer que seja a razão, se olhar no espelho e repetir a pergunta “por que minha marca é diferente das outras?” é um traço amadurecimento e comprometimento com você e seus clientes.

The Green logo
The Green produto

Os produtos orgânicos ganharam muito espaço nas prateleiras, mas que tal plantar você mesmo aquilo que vai servir em sua mesa? A The Green é uma marca completamente voltada aos pequenos produtores e aqueles que se interessam por uma vida mais saudável e verde.

Que emoção quero despertar?

Um tanto quanto poético, mas é esse o caminho. Que tipo de sentimento o seu produto ou serviço pode despertar nos outros? Alegria? Maravilhamento? Tranquilidade? Uma marca pode se conectar com as emoções daqueles que almejam, assim os laços estabelecidos são mais fortes e duradouros. Chamamos essa compreensão sentimental como a persona da marca, ou seja, uma séria de características humanas que podem ser atribuídas e que geram valor para a identidade visual. Un, parece um pouco complexo? Os estudos de persona são deveras algo mais profundo. Mas o interessante compreender nos primeiros estágios da criação da empresa é qual linguagem a marca usaria para se expressar. Despojada? Mais formal?

Quem não gosta de bolo caseiro? E se além de gostosos e macios, eles vierem com muita criatividade e humor? Essa é a característica da persona da Bonna Dea, bolos personalizados que fazem suas comemorações ganharem um sabor irresistível, com toque de muita elegância e diversão.

E em quem quero desperta-la?

Quem você gostaria de apreciar seu produto ou serviço? O público-alvo é uma das características mais importantes para uma marca atingir todo o potencial, pois é o destino final de todo o trabalho empreendedor. E não somente ter em mente a quem se destina os seus esforços, mas como de fato essas pessoas consomem e elegem aquilo que vão consumir. Há diversas pesquisas sobre como atingir o público que almeja e recomendo dar uma lidinha nos experts no assunto, pois a sabedoria adquirida ao entende-los vai ajuda-lo(a) no momento de criar novos produtos, campanhas e guiar a identidade visual para atrair aqueles que valorizam de fato o que sua marca oferece.

Montandário, o calendário das montanhas

Aos amantes das montanhas, criamos o Montandário, um calendário inspirando em 12 montanhas queridinhas do ôntico lab. Cada uma foi ilustrada com o amor e feito especialmente para aqueles que adoram uma brisa com altitude.

O que essas perguntas mudam no meu sonho empreendedor?

Como já comentamos a torto e a direito, a busca do sucesso empreendedor é um caminho longo e lento, que requer bastante pesquisa e paciência. Quando pensamos em abrir o próprio negócio há sempre muita empolgação e dinamismo, e muitos pisam no acelerador tão violentamente que esperam o retorno em tempo igual. Já aconteceu de montarem toda uma equipe esperando quinhentos clientes por minuto sem ao menos saber quem é esse cliente tão esperado. Claramente que estar empolgado para criar uma marca dos sonhos é muito importante, mas dar tempo para o crescimento e não perder a garra quando o futuro parece incerto são sabedorias adquiridas e que devemos sempre ter em mente. A luta para o sonho empreender é diária e munir-se de muito conhecimento em empreendedorismo, marketing e design é uma forma de alcança-la mais sabiamente.

Gostou? Compartilhe!

Categorias: Design & Arte, Guia do Empreendedor

Tags: , , , ,

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jordana Leite

Jordana Leite

Criança arteira e menina de tudo, gosta das artes escultóricas, prosas em fotografia e uma bela montanha, viaja tanto que disse que até já foi para no mundo da lua.

Siga a autora

Veja nossos artigos sobre:

Ideia brilhante

Tem uma idéia brilhante?
Nos envie sua inspiração que te ajudaremos para seu sonho empreendedor se tornar realidade!

faça seu sonho brilhar

Quer saber as mais novas peripécias do mundo da lua?
Entre com o seu e-mail aqui embaixo que vamos lhe enviar as novidades do site.
E não se preocupe, também não gostamos de spam.

Compreendemos suas dúvidas! Fique à vontade para pesquisar em nossa site.

Nossos artigos em destaque:

Persona ou não persona, eis a questão

jordana leite, 16 de dezembro de 2018

As personas nos fazem encarar nossos consumidores como os seres complexos que são, cheios de alegrias e desafios. Saiba sua importância para seu marketing!

Identidade visual para Bonna Dea

As perguntas para uma identidade visual incrível

jordana leite, 15 de novembro de 2018

A cada novo cliente fazemos certas perguntas que nos ajudam a elaborar uma identidade visual incrível. Saiba quais são e como podem impulsionar sua marca!

Identidade visual para Tour F Buenos Aires

Você sabe o que é identidade visual?

jordana leite, 27 de outubro de 2018

Há muita mística sobre a importância da identidade visual para as empresas, mas você sabe sua definição? Conheça o significado e como impulsionar seu sonho!